sistemas de aquecimento para piscinas

Há pessoas que, independentemente de ser verão ou inverno, não resistem em dar umas boas braçadas na sua piscina interior ou exterior. No entanto, para que esta experiência de mergulho se torne ainda mais agradável – principalmente nos dias mais frios do ano – é aconselhável que adote o aquecimento para piscinas. Saiba quais são os sistemas de aquecimento para piscinas existentes no mercado e escolha aquele que é mais indicado para si.

Os sistemas de aquecimento de piscinas existentes no mercado

Atualmente há vários sistemas de aquecimento de piscinas no mercado, como os aquecedores de piscina elétricos, a gás, a lenha, entre outras opções, no entanto, os mais recomendados (pela sua viabilidade e sustentabilidade económica) são as bombas de calor com inversão de ciclo e os sistemas solares.

As bombas de calor como sistema de aquecimento para piscinas

Uma bomba de calor de piscina é o equipamento responsável pela absorção e transferência do calor que se encontra no ar externo para a água de uma piscina.

A bomba da piscina faz circular a água através da bomba de calor e esta funciona basicamente como um aparelho de ar condicionado invertido, removendo o calor do ar externo e intensificando-o com um compressor que descarta o ar frio. Contudo, este equipamento não transforma diretamente a energia elétrica em energia térmica, uma vez que usa apenas a energia elétrica para retirar o calor do ambiente.

Todo o sistema é circular e o aquecimento da água de uma piscina é feito através da troca de calor existente entre a bomba de calor e a temperatura ambiente. De uma forma geral, enquanto a água da piscina passa através do permutador de calor, o calor que se encontra no ar externo dá o seu calor à água fria da piscina.

aquecimento para piscinas - sistema solar de piscina

Para quem se destinam as bombas de calor?

As bombas de calor como sistema de aquecimento para piscinas são projetadas para serem instaladas ao ar livre e são as mais apropriadas para os utilizadores que têm piscinas pequenas.

Elas também podem ser usadas como uma bateria de aquecedores de piscina – quanto maior a dimensão da piscina, maior é a necessidade em ter um maior número de aparelhos de aquecimento da piscina.

Este tipo de equipamento é de fácil instalação quando comparado com as outras formas de aquecimento para piscinas e, por norma, é uma opção de aquecimento muito requisitada por parte de escolas, ginásios, clínicas ou hotéis.

Os sistemas solares para o aquecimento de piscinas

Os sistemas solares para o aquecimento de piscinas são a opção mais amiga do ambiente e mais eficiente em termos energéticos.

Os painéis solares captam a energia do sol, transformam-na em energia térmica e transferem o calor para a água da piscina. Estes equipamentos funcionam como se tivessem mangueiras, isto é, elas vão aquecendo à medida que ficam expostas ao sol, o que faz aquecer a água quando esta passa.

Geralmente é usado uma bomba de filtragem para forçar a água, através das placas. O tamanho desta bomba varia de acordo com a localização dos painéis: quanto mais longe estiverem, maior deverá ser a bomba.

Para a correta instalação de um equipamento de aquecer a água da sua piscina é necessária a análise ao local, cubicagem da piscina, bem como incidência de luz solar, para ser calculada a capacidade que deverá ter o sistema de aquecimento.

aquecimento para piscinas - paineis solares

As principais vantagens dos sistemas solares para o aquecimento de piscinas

Os sistemas solares para o aquecimento da água das piscinas destinam-se a todas as pessoas ou empreendimentos com piscinas interiores ou exteriores e apresentam as vantagens seguintes:

  • A utilização dos sistemas solares para o aquecimento de piscinas apresenta um custo praticamente inexistente durante todo o ano.
  • O único equipamento dos sistemas solares que consome energia é a bomba para a filtragem da água e este permite economizar até 70% de energia quando comparado com outros tipos de aquecedores de piscina.
  • O sol gera eletricidade através de células fotovoltaicas e essa energia pode ser armazenada em baterias para ser utilizada em períodos que não exista sol.

Todos os detalhes sobre o sistema de aquecimento por painéis solares podem ser consultados no artigo Aqueça a sua piscina com recurso a luz solar!

Se deseja obter mais informações sobre os sistemas de aquecimento para piscinas, entre em contacto com a equipa Dreampools. Com aproximadamente quatro décadas de experiência nesta área, poderão ajudá-lo a tornar a sua piscina aquecida e confortável, mesmo nas estações mais frias. Visite www.dreampools.pt, ligue +351 282 792 593 ou envie-nos um e-mail para geral@dreampools.pt.