Atualmente, mais de 50% de piscinas privadas em Portugal usa tratamento de piscinas com sal. O princípio de funcionamento dos aparelhos de sal é muito simples. Uma pequena quantidade de sal é adicionada diretamente na água da piscina. O aparelho é montado no sistema de circulação da água da piscina. A água tratada pelo processo de eletrolise.
Vantagens
Não tem cheiro de cloro, maior conforto ao banhista, não causa nenhuma reação alérgica pois a produção de cloro e por eletrolisasse cem a adição de acido acianúrico como estabilizador o processo e isento de químicos.
Uma água de piscina saudável cem cloro químico? Sim, é possível com eletrolisador de sal!
Os eletrolisadores de sal são dimensionados em conformidade com a cubicagem da piscina e a sua utilização.
- Seguro;
- Não adiciona produtos químicos;
- Não produz subprodutos (cloroaminas);
- Operador não requer licença nem treinamento especial;
- Eficiente contra bactéria, fungos, vírus e algas;
- Barato e de baixa manutenção;
- Redução da necessidade de biocidas
A qualidade da água da piscina, em que se esta tratando por UV, esta diretamente relacionada ao o número de horas de filtragem/recirculação a que a água da piscina é submetida. Todo e qualquer microrganismo que é exposto a ação da luz ultravioleta C (UVC) será eliminado, sendo assim o desempenho depende da passagem do volume total de água da piscina pelo aparelho?
Sim os aparelhos de UV são dimensionados tendo em consideração a cubicagem da piscina e o sistema de filtração instalado.
Posso eliminar o cloro?
O tratamento químico de uma piscina equipada com o Ultravioleta é mais simples que o de uma piscina convencional. Em muitos casos é possível se eliminar em 100% os inconvenientes do uso de cloro.
Como é o uso do sistema UV em Piscinas Públicas?
Muitas piscinas públicas nos EUA e na Europa trabalham com sistemas de desinfeção por UVC e não utilizam cloro algum. A legislação em vigência determina que piscinas desta natureza sejam mantidas com níveis de cloro residual entre 0,5 e 0,8 ppm. Desta maneira é possível eliminar o uso do cloro em até 75% com o sistema ultravioleta. Esta redução considerável do uso de cloro além de baixar custos permite eliminar os inconvenientes do uso de cloro, os problemas respiratórios, as irritações da pele e dos olhos, ressecamento dos cabelos, descoloração de roupas de banho, envelhecimento precoce dos revestimentos da piscina e de seus equipamentos etc. É aconselhável que o sistema opere o tempo todo para garantir a qualidade dá água. A troca da areia do filtro também é importante. Uma piscina equipada com um sistema ultravioleta torna a prática desportiva mais agradável e saudável.
Como devo usar em minha casa?
Os equipamentos Ultravioleta para piscinas residenciais devem trabalhar durante o período de filtração diário (8 horas). É importante que se coloque um "timer" para garantir que o sistema funciona juntamente com sistema de filtragem. O ultravioleta não deixa qualquer resíduo químico na água, tornando a utilização da piscina mais saudável.
Antes de se instalar o sistema Ultravioleta (UV) é importante trocar a areia do filtro para eliminar possíveis perdas de eficiência, já que podem haver velhas colônias de microrganismos ou mesmo petrificação da areia.
Como é instalado o Sistema UVC (Ultravioleta)?
O sistema de desinfeção ultravioleta é instalado conjugado à linha de retorno do filtro da piscina ou mesmo com uma bomba auxiliar que trabalhe o tempo todo. O aparelho pode ser 110 ou 220 V e acompanha manual de instalação.