A sensação de bem-estar ao dar uma braçadas numa piscina é indescritível! Mas nas estações mais frias do ano, esta sensação de relaxamento esvanece rapidamente se a água estiver fria. O aquecimento da piscina é a solução! Saiba as soluções para aquecer a água.
Poder usufruir da piscina durante mais tempo é, de certeza, um dos seus grandes desejos. Quer seja numa moradia particular ou num empreendimento, um dos grandes desafios dos espaços aquáticos é manter o conforto durante o tempo mais frio. Se a piscina é no exterior, o desafio é – ainda – maior!
Os sistemas de aquecimento de uma piscina são a solução para poder usufruir deste equipamento durante todo o ano. A regulação da temperatura é a certeza de um conforto à medida dos seus desejos.
Que tipos de sistemas de aquecimento de piscina existem?
No mercado, existem dois tipos de equipamentos eficazes para aquecer uma piscina: bombas de calor e sistemas solares.
As bombas de calor transformam o ar frio em calor, utilizando-o para o aquecimento da água. Quando combinados com energia solar, permitem que a energia do ar gerada através do sol, possa ser utilizada para o aquecimento. A água circula através da bomba de calor, onde calor é transferido. Todo o sistema é circular.
Os sistemas solares são a opção mais amiga do ambiente, sendo energicamente mais eficientes. A energia gerada para o aquecimento da água é obtido através do sol acumulado nos painéis.
O calor absorvido pela exposição solar é enviado para o permutador de calor, que transfere a temperatura para a água.
Todos os detalhes sobre o sistema de aquecimento por painéis solares podem ser consultados no artigo Aqueça a sua piscina com recurso a luz solar!
Para a correta instalação de um equipamento de aquecer a água da sua piscina é necessária a análise ao local, cubicagem da piscina, bem como incidência de luz solar, para ser calculada a capacidade que deverá ter o sistema de aquecimento.
Melhores práticas para aumentar a eficiência do aquecimento da piscina
- Para garantir o investimento, é fundamental a instalação de uma cobertura isotérmica. Sem esta opção a perda de calor é enorme e os custos de manutenção ficam mais elevados.
- Mantenha uma temperatura amena na piscina. Aumentar a força do equipamento só em alguns picos irá fazer o sistema consumir mais.
- A manutenção regular dos equipamentos é importante para garantir o seu pleno funcionamento e limpeza. Isso evitará que os sistemas estejam a trabalhar em sobrecarga.
Quando custará aquecer a piscina? Previsão de custos anuais
Tome como exemplo uma piscina na zona sul de Portugal, com 8mx4m e 1,50m de profundidade.
- Com cobertura e bomba de calor de 14,5kw » Média de 300€/ano
- Sem cobertura » Mais de 700€/ano
O cálculo do consumo médio anual do sistema de aquecimento terá que ter em conta a localização geográfica, o vendo, o tipo de exposição solar e a existência de cobertura isotérmica.
Se deseja obter mais informações sobre os sistemas de aquecimento de uma piscina, entre em contacto com a equipa Dreampools. Com aproximadamente quatro décadas de experiência nesta área, poderão ajudá-lo a tornar a sua piscina aquecida e confortável, mesmo nas estações mais frias. Visite www.dreampools.pt, ligue +351 282 792 593 ou envie-nos um e-mail para geral@dreampools.pt.