Se quer que a sua água esteja sempre limpa e cristalina mas não suporta os efeitos do cloro, uma piscina de sal pode ser a solução que procura. A eletrólise salina é uma alternativa a ter em conta, mas muitas pessoas continuam sem saber como controlar o PH numa piscina de sal. No artigo de hoje, damos uma ajuda.
O tratamento da água da piscina com cloro é extremamente eficiente, mas tem alguns contras. Por se tratar de um produto químico, acaba por trazer outras desvantagens que, literalmente, se fazem sentir na pele: alergias, irritação ocular, pele seca, descoloração do biquíni, etc.
Já aqui falamos sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de tratamento da água da piscina, tanto o sal como o cloro. Desta vez, foquemos a nossa atenção no tratamento de piscinas salinas.
Como controlar o PH de uma piscina de sal?
A principal vantagem das piscinas salinas é oferecer um tratamento natural. Contudo, assim como uma piscina de cloro, as piscinas salinas também requerem controlo, tanto do pH como do nível alcalinidade total, que deve estar entre os 80 e 120ppm.
A água de uma piscina salina contém entre 3 a 5 gramas de sal por litro. Através do fenómeno químico de eletrólise, o sal transforma-se em cloro gasoso, que por sua vez funciona como um poderoso desinfetante que se dissolve de forma instantânea na água. Assim, cria-se um cloro natural que tem a capacidade de eliminar eficazmente microorganismos, como bactérias e algas.
Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre como regular o pH da piscina a sal. O pH ideal de uma piscina de água salgada está situado entre 7 e 7,6, sendo que o ideal é estar algures entre os 7,2 e os 7,4.
É importante que faça o controle do sal e do pH pelo menos uma vez por semana. Se o PH da piscina salina não estiver dentro do intervalo acima mencionado, é importante que o regule assim que possível. Estando demasiado ácido, os mergulhos não são recomendados, pois podem causar irritação na pele e estragos nos elementos da piscina. Demasiado básico, a água poderá começar a ficar turva, o que significa que estão a aparecer pequenos organismos.
Como subir o pH de uma piscina de sal?
A melhor forma de aumentar o PH da piscina a sal é adicionar líquido elevador, também conhecido por pH+. Caso contrário, utilize o líquido redutor, o chamado pH-. Se não tem a certeza como o fazer, siga as instruções da embalagem.
Outra solução é contactar-nos. Somos especialistas em construção de piscinas, assim como na sua manutenção. Estamos à distância de e-mail, através do endereço geral@dreampools.pt, ou telefonema, pelo +351 282 792 593.