Chegou o Outono! Avizinham-se dias mais frios e noites mais longas, começamos a assistir à queda das folhas e às primeiras chuvas. Com a chegada do Outono, surgem também preocupações relativamente à manutenção de piscinas durante esta estação do ano. 

Com o fim do verão e a aproximação do inverno, o outono é menos convidativo a mergulhos na piscina. No entanto, ainda que com menor utilização, as mudanças no meio envolvente obrigam a que esteja atento à manutenção da sua piscina. 

Contudo, se tiver uma piscina aquecida, os dias e noites frias não são um problema, são sim um convite a dar um mergulho em águas quentes. Se não tem uma piscina aquecida mas anda a sonhar com o assunto, saiba que uma bomba de calor é a melhor forma de ter uma piscina aquecida.

Ora, a manutenção de piscinas no outono é diferente e requer cuidados especiais. No artigo de hoje, deixamos-lhe 3 dicas para que consiga fazer uma manutenção prática e eficiente durante esta altura do ano.

1. Controle o espaço envolvente 

É verdade que não podemos controlar o ambiente e a mudança das estações, mas controlar o espaço envolvente faz parte da solução. As folhas que caem trazem inconvenientes: por um lado, arrastam consigo lixo e pequenas partículas e, por outro, afetam a sua aparência. Estes problemas podem ser em parte solucionados com uma poda. 

Corte alguns dos ramos das árvores plantadas ao pé da piscina e veja como diminuem as folhas que acabam a flutuar na mesma. 

Porém, se entretanto as folhas começarem a cair, é importante que as retire com a maior brevidade possível. Isto porque as folhas trazem consigo outras impurezas que, eventualmente, se transformam em resíduos e poeiras acumuladas no fundo da piscina. 

Utilize uma peneira para remover folhas, mas também pequenos insetos, penas e outros organismos. Pode também optar por um robot de limpeza, que o ajuda com esta tarefa.

Folhas na piscina

As folhas podem ser um problema na manutenção de piscinas no outono

2. A importância da cobertura na manutenção de piscinas 

Adotar uma cobertura vai fazer muito pela manutenção da sua piscina. Uma cobertura vai ajudar a que tudo aquilo de que falamos acima (folhas, pequenos insetos, penas, etc) não caiam à água e, assim, não tenham sequer que ser limpos ou removidos.

Para além da auxiliar na manutenção da sua piscina, ter uma cobertura tem muitas outras vantagens: mais segurança, aproveitamento do calor natural, etc. Conheça todos os benefícios de ter uma cobertura na piscina.

3. Mantenha os níveis de PH e alcalinidade equilibrados 

Sabia que pequenos resíduos, como folhas e insetos, alteram o PH da água da sua piscina? É verdade. Como no outono o contacto com este resíduos é maior, é importante que se mantenha atento ao nível de PH e de alcalinidade. 

Os níveis de pH mais apropriados para uma piscina devem estar entre os 7.2 e os 7.6.

Há quem tenha o mau hábito de ignorar a manutenção da piscina no outono e inverno, pensando, erradamente, que está a poupar dinheiro. Se for o seu caso, desengane-se! Eventualmente, vão surgir problemas causados por esta negligência e, no fim de contas, acabará por gastar ainda mais dinheiro.  

Manutenção de piscinas: o segredo está na prevenção 

A manutenção da sua piscina não está relacionada com a estação do ano, mas sim com a conservação do seu investimento. Manter uma piscina limpa e saudável vai permitir-lhe poupar dinheiro em tratamentos mais complexos e dispendiosos e ter uma piscina bonita em qualquer altura do ano. 

Não fique a ver folhas cair. Comece a tratar da manutenção da sua piscina  ainda hoje. 

Ficou com dúvidas? Fale connosco! Podemos dar-lhe todas as informações que precisa sobre como fazer a manutenção da sua piscina ou dar-lhe orçamentos.