A construção de uma piscina é sempre boa ideia. Seja num empreendimento, hotel ou numa moradia particular, uma piscina é um dos principais chamarizes e equipamentos de lazer: cria momentos de descontração e relaxamento mas também de diversão e brincadeira.
Se sonha construir uma piscina no seu jardim ou empreendimento, está na altura de trazer essa ideia para a vida real. Conheça todos os passos na construção de piscinas e que licenciamento vai precisar para ter a sua.
Construção de piscinas: conheça todos os passos
1. Localização
Definir a localização e a viabilidade da construção da piscina é o primeiro passo a ter em conta. Para além de definir o espaço a ser utilizado, é nesta fase que se analisa as possíveis condicionantes para a execução do projeto, como o tipo de solo, a presença ou não de árvores, se o terreno tem alguma inclinação, etc.
2. Definição do tamanho, formato e profundidade da piscina
Definido o sítio onde vai ter a sua piscina e considerados os fatores que influenciam a sua construção, é altura de definir o seu tamanho final, o formato (oval, retangular, personalizado) e o nível de água mínimo e máximo.
3. Escavação
Na maioria dos projetos de construção de piscinas é necessário escavar uma área do solo. A escavação dá início à construção da base e implementação de alicerces. É nesta fase que se começa a delinear o desenho pretendido.
4. Colocação de ralo, betão projetado e impermeabilização da piscina
Na construção de piscinas, deve ser previsto um espaço para colocação de um ralo que auxilie o escoamento da água. A seguir, é construída a estrutura com o betão projetado, que garante uma estrutura sólida e sem juntas. Depois, é feita a impermeabilização.
5. Acabamentos
Concluída a estrutura, é hora de tratar dos acabamentos, fundamentais para criar um ambiente envolvente junto da piscina. São escolhidos e instalados revestimentos e acessórios que se queiram instalados na piscina.
Licença para construção de piscinas
O licenciamento de construção de piscina é obrigatório e está previsto na lei, seja qual for o tipo de piscina. Seja uma piscina pré-fabricada ou uma piscina em fibra chapa de aço, esta precisa de uma licença. Por isso, antes de avançar para a construção da piscina, é fundamental que conheça toda a legislação.
O Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação – Decreto de Lei nº 555/99 de 16/12, com as alterações vigentes, determina no Artigo Nº4 – Licença, comunicação prévia e autorização de utilização – toda a informação legal respetiva ao processo de licenciamento para construção de piscinas.
A Dreampools dispõe de uma equipa técnica que oferece todo o apoio e condução de todo o processo. A Dreampools conta com um engenheiro e um arquiteto especializados neste trabalho, dispondo assim de um serviço de licenciamento para construção da sua piscina.
Precisa de mais informação sobre a licença para construção de piscinas? Clique aqui.
Empresas de construção de piscinas
Anda à procura de uma empresa especializada na construção de piscinas? Não procure mais! Somos a Dreampools, especialistas na construção, reparação e manutenção de piscinas.
Consulte o nosso portefólio e veja por vocês mesmo!
Temos mais de 35 anos de experiência e já construímos e reconstruímos dezenas de projetos de piscinas e jacuzzis. Transformamos quintais e espaços exteriores em verdadeiros paraísos, onde amigos e famílias podem viver momentos de descontração e alegria.
Para além disso, sabia que uma piscina aumenta em cerca de 20% o valor de uma casa, empreendimento ou moradia e contribui como fator decisivo em cerca de 80% dos casos de venda?
Ainda está com dúvidas? Oferecemos-lhe 15 anos de garantia total após a construção da sua piscina.
Precisa de mais informação? Quer um orçamento grátis sem compromisso?
Contacte-nos! Por telefone, através do +351 282 792 593, por e-mail, pelo endereço geral@dreampools.pt ou através do formulário de contacto abaixo.