Tratamento de piscinas com sal

A água que se encontra numa piscina está constantemente sujeita à ação de micróbios e bactérias e, como tal, é necessário realizar um tratamento de piscina que a mantenha limpa e sem riscos para a saúde dos respetivos utilizadores. Saiba como fazer um tratamento de piscinas com sal ao perceber como funciona a eletrólise salina e ao conhecer as suas principais vantagens.

A desinfeção da água de uma piscina

A água de uma piscina, independentemente do seu aspeto límpido e/ou transparente, pode conter bactérias e micróbios que são nocivos à saúde humana. Muitos deles provocam distúrbios intestinais, irritações da pele, dos olhos e até infeções pulmonares.

Para que tal não aconteça, é preciso realizar um tratamento de piscina adequado para cuidar das propriedades principais da água de uma piscina e fazer uma desinfeção para eliminar todos os microrganismos da água.

Atualmente há diversos sistemas adequados para a desinfeção e tratamento de piscinas, como o tratamento com cloro, o tratamento ultravioleta, o tratamento de piscina com sal, conhecido como a desinfeção por eletrólise de sal, entre outros tratamentos de piscinas.

O tratamento de piscinas com sal

O tratamento de piscinas com sal, também conhecido como a desinfeção por eletrólise de sal, já é utilizado há muito tempo – e com sucesso – nas piscinas de uso público e privado.

Atualmente, mais de 50% das piscinas privadas em Portugal utilizam o tratamento de piscinas com sal. O seu funcionamento é muito simples: basta colocar uma pequena quantidade de sal (pode usar sal de cozinha para o efeito) diretamente na água da piscina.

O aparelho de sal é montado no sistema de circulação da água da piscina e a água é tratada devido ao processo de eletrólise.

O que é a eletrólise salina?

A eletrólise salina é caracterizada como a decomposição do sal em cloro que é usado na desinfeção da piscina.

Este tratamento de piscina é, na verdade, uma forma mais económica e ecológica para realizar a desinfeção da água de uma piscina, tornando a água livre de bactérias e micróbios e própria para banhos.

Como funciona na prática a eletrólise salina na piscina?

Tratamento de piscinas com sal

Para realizar a eletrólise de sal é necessário ter um equipamento próprio instalado para o devido efeito e depois adicionar sal à água para remoção das impurezas. Normalmente utiliza-se cerca de 4 gramas de sal por cada 1000 litros de água.

Este tratamento de piscina com sal consegue realizar uma desinfeção eficaz, uma vez que transforma as moléculas do sal num desinfetante que elimina bactérias, micróbios e outros fungos que possam estar presentes na água da piscina.

Depois do sal ser dissolvido na piscina, o equipamento instalado cria uma corrente elétrica controlada (através de um eletrodo) para que o respetivo sal seja convertido em cloro. Assim a piscina fica protegida pela ação sanitária do cloro.

No final, depois das impurezas presentes na água terem sido oxidadas, o cloro é novamente convertido em sal, o que significa que o sal está sempre presente numa piscina.

Neste tratamento de piscina precisa apenas de acompanhar o nível de sal e os parâmetros de alcalinidade e pH da água da piscina.

As principais vantagens decorrentes do tratamento de piscinas com sal

O tratamento de piscinas com sal acarreta as vantagens seguintes:

  • É económico: A aquisição de cloro deixa de ser necessária.
  • É automático: A desinfeção da água da piscina é regulada e efetuada sempre que o eletrolisador de sal estiver em funcionamento (este aparelho é dimensionado conforme a cubicagem da piscina e a sua utilização).
  • É ecológico e saudável: A água que é usada na piscina é misturada com sal marinho, o que acaba com o ardor e olhos vermelhos, assim como as irritações de pele. Esta é uma mais-valia enorme para quem tem crianças a utilizar uma piscina.
  • Não tem cheiro a cloro: O facto de não ter cheiro a cloro garante um maior conforto aos utilizadores e não provoca qualquer tipo de reação alérgica à produção de cloro.

Se deseja obter mais informações sobre os tratamentos de piscina com sal, entre em contacto com a equipa Dreampools. Com aproximadamente quatro décadas de experiência nesta área, poderão ajudá-lo a tornar a sua piscina saudável e sem cloro químico. Visite www.dreampools.pt, ligue +351 282 792 593 ou envie-nos um e-mail para geral@dreampools.pt.