Tratamento ultravioleta

O tratamento ultravioleta é uma das opções de tratamento e desinfeção da água mais eficazes e procuradas pelas pessoas que se preocupam pela segurança e manutenção da sua piscina. Saiba em que consiste o tratamento ultravioleta para piscina, aprenda a fazê-lo em segurança e conheça as suas principais vantagens ao longo deste artigo.

O tratamento e desinfeção da água de uma piscina

A água de uma piscina está sempre sujeita à ação de bactérias e micróbios que são prejudiciais à saúde humana e, como tal, é preciso ter muito cuidado ao frequentar piscinas públicas ou privadas sem saber se são ou não objeto de tratamento apropriado.

O ato de frequentar uma piscina não tratada pode provocar distúrbios intestinais, irritações da pele, dos olhos e infeções pulmonares e isso é um risco que ninguém quer correr. Para que isso não aconteça, faça um tratamento de piscina adequado para eliminar todos os microrganismos e para cuidar das propriedades da água da sua piscina. Um dos tratamentos de piscinas mais procurado e eficaz é o tratamento ultravioleta. Conheça-o com mais propriedade.

O que é o tratamento ultravioleta para piscina?

O tratamento ultravioleta para piscina consiste na utilização de um aparelho específico de descontaminação da água de uma piscina, isto é, um equipamento que lhe retira todas as suas impurezas.

Este equipamento de desinfeção e limpeza é inserido na tubulação e emite um raio de luz ultravioleta C (produzido por uma lâmpada especial) que, à semelhança do tratamento de piscinas com sal, elimina algas, bactérias, fungos e outros tipos de vírus, tornando a água da piscina limpa e livre de resíduos e microrganismos nocivos à saúde humana.

Como é instalado o sistema ultravioleta numa piscina

Tratamento ultravioleta para piscinas

O sistema de tratamento ultravioleta é instalado junto à linha de retorno do filtro da piscina ou até mesmo com uma bomba complementar que precisa de estar em constante funcionamento.

Este equipamento de tratamento e desinfeção de água para piscina pode ser de 110 ou 220 V e é acompanhado por um manual de instalação.

Caso ainda não tenha um sistema ultravioleta instalado, peça ajuda profissional para obter informações. A Dreampools tem uma equipa especializada para o esclarecimento destas questões e trata de todo o processo de instalação dos equipamentos através deste formulário de contacto.

Como fazer o tratamento ultravioleta para piscina

O tratamento ultravioleta é muito fácil de ser executado, pois a qualidade da água da piscina está diretamente relacionada com o número de horas de filtragem/recirculação a que a água da piscina é submetida.

Todos os aparelhos de UV são dimensionados de acordo com a cubicagem da piscina e o sistema de filtração instalado.

Manutencao de piscinas - tratamento ultravioleta

O tratamento UV em piscinas públicas

Muitas piscinas públicas trabalham com sistemas de desinfeção por UVC e não utilizam qualquer cloro. Contudo, a legislação prevê que as piscinas desta natureza podem ser mantidas com níveis de cloro residual entre 0,5 e 0,8 ppm.

Assim, independentemente da quantidade de cloro que utiliza e os respetivos benefícios que essa redução implica para os banhistas, é aconselhável que o sistema esteja sempre em funcionamento para garantir a qualidade da água e para tornar a prática desportiva mais agradável e saudável.

O tratamento UV em piscinas particulares

No caso de uma piscina particular, os sistemas de desinfeção por UVC devem operar durante o período de filtração diário (8 horas).

O tratamento ultravioleta não deixa qualquer resíduo químico na água, tornando a utilização da piscina mais saudável.

Não se esqueça de colocar um “timer” para garantir que o sistema de desinfeção ultravioleta funciona juntamente com sistema de filtragem da piscina.

Principais vantagens em usar o sistema de tratamento ultravioleta

No tratamento e desinfeção da água da piscina, o sistema ultravioleta, também conhecido como sistema UV-C, apresenta as vantagens seguintes:

  • É um sistema totalmente seguro e automático.
  • Não adiciona produtos químicos.
  • Não produz subprodutos (cloroaminas).
  • Não confere odor nem sabor à água da piscina.
  • Não influencia o pH da água.
  • Operador não requer licença nem treinamento especial.
  • Eficiente contra bactéria, fungos, vírus e algas.
  • Barato e de baixa manutenção.
  • Redução da necessidade de biocidas.

Consulte o vídeo seguinte para perceber melhor como funciona o tratamento ultravioleta para piscinas.

Se estiver interessado na obtenção de mais informações sobre o tratamento e desinfeção da água de uma piscina, principalmente através da utilização do sistema ultravioleta, entre em contacto com a equipa Dreampools. Com aproximadamente quatro décadas de experiência nesta área, poderão ajudá-lo a tornar a sua piscina saudável e sem cloro químico. Visite www.dreampools.pt, ligue o +351 282 792 593 ou envie um e-mail para geral@dreampools.pt para fazer a sua encomenda.