A limpeza de uma piscina é uma das ações mais importantes na manutenção de piscinas, uma vez que torna este espaço (interior ou exterior) mais agradável e seguro para todos os seus frequentadores.

Como provavelmente já saberá, este procedimento de limpeza é composto por diversas tarefas. No entanto, para o ajudar, deixamos-lhe aqui as principais dicas para limpar a sua piscina…e como um profissional. Saiba quais são:

1. Limpar o deck

Na manutenção de piscinas, a primeira tarefa de limpeza que deve fazer é limpar o deck da respetiva piscina e de tudo o que se encontra à sua volta.

Normalmente há muita sujidade no deck da piscina e se esta não for limpa, é natural que vá parar tudo à água.

Ao manter o deck e a área envolvente da piscina limpos, está a impedir que alguns detritos (folhas das árvores, poeiras, insetos, entre outros elementos naturais ou artificiais) entrem e poluam a piscina.

2. Usar um ancinho de folha para recolher folhas e detritos

Manutenção de piscinas - folhas

Depois de esvaziar os cestos do skimmer, é preciso usar um ancinho de folha para o ajudar a recolher as folhas ou outros detritos maiores que se encontram à superfície da água ou até submersos.

3. Verificar o equipamento para a manutenção de piscinas

Há muitas pessoas que, simplesmente, ignoram o estado dos seus equipamentos na manutenção de piscinas. Usam e abusam deles sem se preocuparem se estes estão ou não a funcionar corretamente.

Por exemplo, se o filtro da piscina não estiver bom, é natural que a água da piscina não se apresente tão límpida. Isto significa que há grandes probabilidades de eles estarem estragados ou entupidos.

Na limpeza e manutenção de uma piscina é sempre boa ideia verificar o estado do sistema de filtros.

4. Esvaziar os cestos do skimmer

Os cestos do skimmer que se encontram na piscina retêm as sujidades e os detritos que podem danificar a bomba ou os filtros da respetiva piscina.

Apesar dos cestos reterem as impurezas, a quantidade de sujidade mantém-se dentro do sistema da piscina.

Tenha em consideração que as sujidades que se encontram nos cestos do skimmer podem promover o crescimento de algas e tornar a água verde e turva. Portanto, e para que tal não aconteça, é necessário que esvazie os cestos do skimmer com regularidade enquanto limpa a sua piscina.

5. Escovar as paredes e as escadas da piscina

Manutenção de piscinas - equipamentos

Na limpeza e manutenção de piscinas é natural encontrar pequenas partículas de sujidade alojadas nas paredes e nos degraus da piscina. Para evitar isso, deve ligar a bomba da piscina e escovar com afinco as paredes e os degraus da piscina.

Ao manter a bomba da piscina ligada garantirá que as pequenas partículas de sujidade não tenham hipótese de ficarem nas superfícies novamente. Além disso, se a bomba da piscina estiver em funcionamento, o skimmer pode albergar essas pequenas partículas e removê-las do seu sistema.

6. Usar um aspirador de piscina automático

Use um aspirador de piscina automático para se livrar de pequenas partículas de sujidade que se encontram no interior da piscina.

Se o aspirador de piscina automático tiver um filtro de partículas, é aconselhável que este seja limpo após cada utilização.

Saiba como escolher um aspirador para realizar a manutenção da sua piscina ao consultar o artigo do nosso blog “Como escolher um bom aspirador de piscina” e saiba um pouco mais em qual poderá investir.

7. Limpar o filtro da piscina

A limpeza do filtro da piscina é outra dica indispensável na manutenção de piscinas, pois a utilização do filtro exige menos da bomba de água e esta flui mais facilmente através do respetivo filtro.

Dependendo do tipo de filtro de piscina que tenha instalado, é necessário cumprir à risca o seu procedimento de limpeza para que consiga tirar dele o máximo rendimento e eficácia.

8. Analisar o nível de pH da água

Manutenção de piscinas - pH

Por razões de saúde, é preciso garantir que o nível de pH da água está dentro dos níveis recomendados.

Para ter esta confirmação, pode e deve usar os kits de teste de água da piscina e, a partir daí, verificar se os níveis de pH garantem o equilíbrio da água.

Existem no mercado vários equipamentos para a medição do nível de pH da piscina, sendo que os aparelhos eletrónicos são cada vez mais usados.

9. Fazer tratamentos na água da piscina

A realização de tratamentos na água é uma das dicas mais importantes para cuidar da manutenção da sua piscina como um profissional. Pode colocar comprimidos de cloro diretamente na água ou fazer tratamentos semanais de algicidas para um melhor aspeto e qualidade da água.

10. Testar, testar e testar!

A última dica para limpar a sua piscina como um profissional passa por testar todas as dicas de limpeza que até então foram indicadas. É uma boa forma de ver se, de facto, está a ter bons resultados com esta estratégia ou se existe algo que pode ser feito de maneira diferente para que a manutenção de piscinas seja ainda mais eficaz.

Há cada vez mais equipamentos lançados no mercado e, como tal, deve estar atento a essas soluções.

Estas são algumas das dicas mais importantes que deverá colocar em prática para cuidar da manutenção e limpeza da sua piscina como um profissional. Contudo, tenha em consideração que há situações que, por muito diligente que seja, é necessário ter ajuda profissional assistida.

Se for esse o caso, contacte a equipa da Dreampools e seja encaminhado para a solução que mais se ajustará às suas necessidades: perda de água, problemas na filtração, falta de qualidade na água ou outro.

Ligue o +351 917 279 784 ou envie o seu pedido para geral@dreampools.pt e faça já a correta manutenção da sua piscina.