Betão Projectado

As piscinas em betão projectado são muito desejadas pela sua beleza e pela sua versatilidade, podendo ser adaptadas a superfícies e formas já existentes. Com construções de betão é possível simular uma praia, um lago natural ou simplesmente fazer uma piscina diferente do habitual com curvas e dimensões ousadas. Tudo graças à projecção de betão.

O betão projectado é nada mais, nada menos, do que um material obtido através de um processo contínuo de aplicação de betão a alta velocidade. Com a utilização deste método, o uso de moldes e cofragens deixa de ser necessário. Podemos, assim, construir verdadeiras piscinas de sonho, ao trabalhar com formas livres, curvas acentuadas e as dimensões mais incomuns.

Vantagens das construções em betão projetado

Existem variados benefícios no uso de betão projectado na construção de piscinas. Destacamos como principais:

 

  • Custos inferiores ao uso de betão tradicional, já que as construções em betão projectado dispensam a utilização de cofragens.
  • Maior mobilidade e acessibilidade. O equipamento associado é portátil e permite chegar a lugares de difícil acesso.
  • Maior compatibilidade. O betão projectado adere a vários materiais, como o betão, o aço e a madeira. Pode ser aplicado em armaduras e incorporar fibras, sendo ideal para reforço ou estabilização.
  • Redução do tempo de secagem (quase imediato). Já o betão tradicional pode demorar até 17 dias a secar.
  • Sentido estético. A piscina em betão projectado assume a forma que a pessoa desejar, apresentando-se como uma piscina diferente do tradicional.
  • Liberdade. Qualquer ideia pode ser colocada em prática, como incorporar um spa, aquecimento, sistema de som, cascata, escadaria, etc.
  • Maior segurança. A piscina pode ser desenhada tendo em conta a segurança dos bebês e crianças, sendo construída em rampa suave, com pouco declive, à semelhança de uma praia.
  • Estrutura reforçada. A estrutura é também mais segura neste tipo de piscina, visto não existir juntas entre o fundo e as paredes, como sucede no betão armado normal.

 

Como é aplicado o betão?

O betão projectado pode ser aplicado através de dois métodos distintos, designados de projecção por via seca e projecção por via húmida. Estes diferem no estágio em que é adicionada água à mistura.

O processo inicia-se pela mistura de todos os componentes do betão excepto a água. Seguidamente, esta mistura de cimento e agregados é colocada na máquina de projecção, a qual alimentará a mangueira que transporta a mistura até à boca de injecção.

Todo o processo de transporte é realizado por meio de ar comprimido. Com a chegada da mistura seca à extremidade da mangueira, é adicionada água, sendo a sua quantidade regulada na boca da mangueira pelo operador. O betão é projectado a alta velocidade para a superfície de trabalho.

O que ter em conta ao fazer uma piscina em betão projectado?

Quando escolhe o betão projetado para determinado projeto deve, essencialmente, ter em conta a conveniência, o custo e a natureza da obra.

Gostaria de ter uma piscina em sua casa ou empreendimento com este tipo de material? A DreamPools™ é especialista na execução de betão projectado por via seca há mais de 38 anos. Baseamos-nos no método de projecção GUNITE e realizamos vários trabalhos. A empresa representa as marcas mais seguras e reconhecidas a nível nacional e internacional. Entre em contacto com a DreamPools™ através do +351 282 792 593 e apresente as suas necessidades.