O tratamento da piscina no inverno gera muitas dúvidas, sobretudo a questão de esvaziar a piscina. A piscina no inverno tende a cair no esquecimento e há a tentação de a hibernar, para a preservar para alturas do ano mais quentes, como o verão, altura onde será mais utilizada. Mas será este o procedimento correto?

Esvaziar piscina no inverno é uma boa opção?

A ideia de esvaziar a piscina no inverno parte do princípio de que se está a economizar em água e em produtos de tratamento para a piscina. Esta é a razão pela qual as pessoas costumam esvaziar a sua piscina no inverno.

Porém, não se recomenda esvaziar uma piscina nesta estação, seja qual for o tipo de piscina. As piscinas não devem ser esvaziadas durante o inverno pelo facto de que as diferenças de temperatura podem danificar as estruturas e revestimentos.

A exposição da piscina ao sol e à chuva leva à sua deterioração e perda de cor, para além de afetar a sua impermeabilização. Por isso, deve-se evitar ao máximo longos períodos com a piscina vazia.

No inverno é possível vazar brevemente a piscina, mas para proceder a reparações de tubagem, revestimento (o que for necessário), e, no final, voltar a encher a piscina o mais rápido possível. Só assim é possível evitar a sua danificação.

Se efetivamente tiver necessidade de drenar a sua piscina, peça ajuda profissional, para garantir o devido tratamento da sua piscina, e para não quebrar a sua garantia.

Fica então a dica: não esvazie a sua piscina no inverno. Ao manter a piscina cheia está a mantê-la hidratada e a evitar o deslocamento de azulejos e o desnivelamento do piso. Ao drenar a piscina arrisca-se a que posteriormente o gasto em reparações seja maior do que o gasto exigido pela manutenção.

esvaziar piscina no inverno sim ou nao

O correto tratamento de piscina no inverno

Para realizar o devido tratamento da piscina no inverno é necessário utilizar produtos próprios e ter em atenção os níveis de PH, que não devem ser inferiores a 7.2. O ácido danifica as juntas dos mosaicos da piscina, o que por sua vez leva a que os mosaicos descolem.

No outono ou inverno, para manter a piscina limpa, pode-se usar uma cobertura, o que evita a queda de lixos na piscina. Este é um dos benefícios de ter uma cobertura na piscina. Para além de filtrar a água todas as semanas, uma sugestão é adicionar uma pastilha de cloro no flutuador para conservar a qualidade da água.

Saiba tudo sobre o tratamento de piscinas no inverno.

Lembre-se: cada piscina tem a sua especificidade. Recorra a ajuda profissional para obter o melhor aconselhamento para tratar da sua piscina neste inverno e a preparar para o verão.