Se no verão o que sabe mesmo bem é um mergulho em água fresquinha, no inverno nem por isso. Para aqueles que mesmo com temperaturas baixas não dispensam umas braçadas, é essencial adotar um sistema de aquecimento para piscinas. Ao escolher o sistema mais indicado para si, deverá estar atento a vários fatores, como a sustentabilidade, a eficiência e o custo. 

Tendo em conta estes e outros fatores, a nossa preferência vai para as bombas de calor. No artigo de hoje, vamos explicar porque é que esta é, para nós, a melhor alternativa de aquecimento para a sua piscina. 

A Bomba de Calor é a forma simples de aquecer uma piscina

Ainda assim, existem outras alternativas que pode conhecer e explorar. Afinal, cada caso e é um caso e o importante é que se decida por aquilo que faz sentido para a sua piscina em específico. Veja aqui que outras opções existem. 

Como funciona uma bomba de calor para piscina? 

Muito sinteticamente, a bomba de calor absorve o ar que se encontra no exterior, aquece-o e transfere-o para a água da piscina. Imagine uma ar condicionado invertido: a bomba de calor remove o calor do ar exterior e intensifica-o com o compressor que, a seguir, descarta o ar frio.  

Todo o sistema é circular e o aquecimento de água é feito através de uma troca entre a bomba de calor e a temperatura ambiente. Ou seja, a bomba de calor utiliza o calor oferecido pelo ambiente e pelo Sol, recolhe-o e transfere-o para a água da piscina, aumentando a sua temperatura.

Para quem se destinam as bombas de calor?

As bombas de calor funcionam no seu melhor principalmente em piscinas relativamente pequenas e instaladas ao ar livre. 

Contudo, as bombas de calor também pode ser utilizadas em piscinas maiores, mas neste caso precisam de uma bateria de aquecedores de piscinas. Convém sublinhar que quanto maior a dimensão da piscina, mais aparelhos de aquecimento serão necessários. 

Esta é a solução de aquecimento mais adotada por escolas, ginásios, clínicas e hotéis. 

A Bomba de Calor é muito utilizada em piscinas de hotéis, escolas e ginásios, por exemplo.

Quanto custa aquecer uma piscina com recurso a bomba de calor? 

Suponhamos uma piscina com 8mx4m e 1,5m de profundidade localizada na zona sul de Portugal. 

Recorrendo a uma bomba de calor de 14,5 Kw e utilizando cobertura, os valores rondam uma média de 300€/ano. Se utilizar a mesma bomba de calor mas dispensar o uso de cobertura, a média do custo anual sobe para 700€. 

Estes valores variam conforme vários fatores como a localização geográfica, o vento, a exposição solar e a existência, ou não, de cobertura isotérmica. 

Para uma maior eficiência, há um conjunto de cuidados que deve ter em conta, como por exemplo o uso de uma cobertura isotérmica. Como viu, o custo anual pode mais que duplicar se não recorrer a uma cobertura, uma vez que a perda de calor é imensa. Também é importante que mantenha a temperatura da piscina amena, visto que que aumentos esporádicos da força do equipamento fazem o sistema consumir mais.  

Com uma bomba de calor poderá desfrutar da sua piscina mesmo nos dias frios.

Veja também o artigo que redigimos sobre outros sistemas de aquecimento de piscina e pequenas dicas que aumentam a sua eficiência. Clique aqui

Se procura  mais informações sobre os sistemas de aquecimento de piscina, entre em contacto com a equipa Dreampools. Com quase 40 anos de experiência na área, podermos ajudá-lo a tornar a sua piscina aquecida e confortável, mesmo nas estações frias.

Visite www.dreampools.pt, fale connosco pelo +351 282 792 593 ou envie-nos um e-mail para geral@dreampools.pt.