O banho turco é famoso pelos seus benefícios para a saúde, assim como pelo seu poder de relaxamento. Mas sabe exatamente em que é que o banho turco pode melhorar a sua saúde e bem-estar? No artigo de hoje, vamos falar do banho turco: o que é, quais as suas propriedades e o que distingue da sauna, pela qual é muitas vezes confundido. 

O que é o banho turco

O banho turco é apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo. É uma prática de relaxamento com milhares de anos e a sua fama não parece desvanecer-se com o passar do tempo, graças à sensação de relaxamento e aos benefícios que traze para a saúde.

 O banho turco tem vários benefícios para a saúde, nomeadamente a nível dos pulmões.

Muitas vezes, o banho turco é confundido com a sauna, mas não são a mesma coisa! Mais abaixo, explicaremos aquilo que os distingue. Conheça as diferenças entre banho turco, sauna e jacuzzi, aqui. Também poderá encontrar os benefícios destas três práticas de relaxamento. 

Ainda assim, convém perceber exatamente o que é o banho turco. Ora, o banho turco ou hamam, como também é conhecido, é uma prática de relaxamento que consiste que ficar num ambiente saturado de vapor de água com 100% de humidade e uma temperatura que varia entre os 40 e os 50 graus. 

Quais os benefícios do banho turco para a saúde?

Os benefícios do banho turco foram notados desde o seu aparecimento. A partir daí, as suas qualidades foram-se desenvolvendo e reforçando graças a técnicas mais modernas. Olhemos então para alguns dos benefícios do banho turco: 

  • Desintoxica o organismo, contribuindo para a redução dos sais, gorduras e toxinas. É especialmente benéfico para quem faz retenção de líquidos; 
  • É indicado para quem tem alergias da pele, problemas nos pulmões ou sofre de bronquites, sinusites, rinites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental e tabagismo; 
  • Ajuda a desengordurar o couro cabeludo, melhorando problemas de oleosidade capilar; 
  • Reduz o stress e diminui dores musculares;
  • Permite uma maior oxigenação e revitalização dos tecidos;
  • Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, suavizando-a. 

Sauna VS banho turco: quais as diferenças? 

Como referimos em cima, o banho turco e a sauna são muitas vezes confundidos. Apesar de serem práticas de relaxamento bem diferentes, a confusão entende-se: tanto uma como outra implicam estar num compartimento fechado com temperaturas altas. 

Enquanto o banho turco implica uma atmosfera húmida que atinge os 40 ou 50 graus, a sauna consistem em ficar fechado numa atmosfera seca, que atinge temperaturas superiores a 70 graus. 

O espaço também é diferente. As saunas têm, por norma, as paredes revestidas de madeira, bancos e grandes potes de barro, onde se colocam muitas vezes folhas de eucalipto. Já o banho turco é mais ornamentado. Costumam ter grandes bacias e paredes de mármore, bancos de pedra trabalhada e outras ornamentações. 

Breve história do banho turco 

A origem dos banhos turcos está, naturalmente, na Turquia. Inicialmente, os banhos turcos consistiam numa espécie de ritual de purificação. Contudo, os médicos e especialistas da época rapidamente se aperceberam dos imensos benefícios que os rituais traziam para a saúde e começaram a fazê-los  com outros fins. 

O espaço do banho turco caracteriza-se pelo mármore de luxo e potes de água quente.

A partir daí, começaram a ser muito utilizados para hidratar o corpo, desobstruir os poros e as vias respiratórias dos mercadores otomanos, que faziam longas distâncias pelo deserto. A fama dos banhos turcos começou a espalhar-se pelas civilizações arménia, árabe, grega e romana e só chegou à Europa no século XVII. 

Banho turco: quais os preços?  

O preço de  banho turco depende de muitos fatores: prefere uma construção personalizada ou uma cabina pré-fabricada? A pedra será de luxo ou apenas de qualidade razoável? 

A resposta a estas questões influenciam o preço de um banho turco, assim como a forma como será construído e instalado.  Por isso, o melhor será mesmo pedir um orçamento e ter o preço específico para o seu caso. 

A DreamPools tem uma equipa especializada em banhos turcos que o podem ajudar a perceber quais as melhores opções para si. Contacte-nos!