O banho turco é famoso pelos seus benefícios para a saúde, assim como pelo seu poder de relaxamento. Mas sabe exatamente o que é esta prática e como pode melhorar a sua saúde e bem-estar? No artigo de hoje, vamos falar do banho turco, as suas propriedades e o que distingue da sauna, pela qual é muitas vezes confundido.
O que é o banho turco?
O banho turco é apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo. É uma prática de relaxamento com milhares de anos e a sua fama não parece desvanecer-se com o passar do tempo, graças às sensações que transmite e aos benefícios que traz para a saúde, nomeadamente a nível dos pulmões.
Muitas vezes, o banho turco é confundido com a sauna, mas não são a mesma coisa! Mais abaixo, explicaremos aquilo que os distingue.
Conheça as diferenças entre banho turco, sauna e jacuzzi aqui. Também vai encontrar os benefícios destas três práticas de relaxamento.
Ora, o banho turco ou hammam, como também é conhecido, é uma prática de relaxamento que consiste que ficar num ambiente saturado de vapor de água com 100% de humidade e uma temperatura que varia entre os 40 e os 50 graus.
Quais os benefícios do banho turco para a saúde?
Desde o aparecimento do banho turco que os seus benefícios foram bem notado. Desde aí, graças à adoção de técnicas mais modernas, as suas qualidades foram aumentando. Olhemos para alguns dos benefícios:
- Desintoxica o organismo, contribuindo para a redução de gorduras e toxinas. É especialmente benéfico para quem faz retenção de líquidos;
- É indicado para quem tem alergias da pele, problemas nos pulmões ou sofre de bronquites, sinusites, rinites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental;
- Ajuda a desengordurar o couro cabeludo, melhorando problemas de oleosidade capilar;
- Reduz o stress e diminui dores musculares;
- Permite uma maior oxigenação e revitalização dos tecidos;
- Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, suavizando-a.
Banho turco VS Sauna: quais as diferenças?
Como referimos em cima, o banho turco e a sauna são muitas vezes confundidos. Apesar de serem práticas de relaxamento bem diferentes, a confusão entende-se: ambas implicam estar num compartimento fechado com temperaturas altas.
O ambiente
Enquanto o banho turco implica uma atmosfera húmida que atinge os 40 ou 50 graus, a sauna consistem em ficar fechado numa atmosfera seca, que atinge temperaturas superiores a 70 graus.
O espaço
O espaço também é diferente. As saunas têm, por norma, as paredes revestidas de madeira, bancos e grandes potes de barro, onde por vezes se colocam folhas de eucalipto.
Já o banho turco é mais ornamentado. Costuma ter potes de água quente, paredes de mármore de luxo, bancos de pedra trabalhada e outras ornamentações.
Breve história do banho turco
A origem dos banhos turcos está, naturalmente, na Turquia. Inicialmente, os banhos turcos consistiam numa espécie de ritual de purificação. Contudo, os médicos e especialistas da época rapidamente se aperceberam dos imensos benefícios que os rituais traziam para a saúde e começaram a fazê-los com outros fins.
A partir daí, começaram a ser muito utilizados para hidratar o corpo, desobstruir os poros e as vias respiratórias dos mercadores otomanos, que faziam longas distâncias pelo deserto. A fama dos banhos turcos começou a espalhar-se pelas civilizações arménia, árabe, grega e romana e só chegou à Europa no século XVII.
Qual o preço de um banho turco?
O preço de um banho turco e da sua instalação depende de muitos fatores: prefere uma construção personalizada ou uma cabina pré-fabricada? A pedra será de luxo ou apenas de qualidade razoável? Vai querer incluir potes de cerâmica e outras ornamentações?
A resposta a estas questões influencia o preço do equipamento, assim como a forma como será construído e instalado. Por isso, o melhor será mesmo pedir um orçamento e ter o preço específico para o seu caso.
A Dreampools tem uma equipa especializada em banhos turcos que o podem ajudar a perceber quais as melhores opções para si.