A limpeza de uma piscina é um cuidado de manutenção recorrente que deve ser feito ao longo de todo o ano. No entanto, a frequência da manutenção de uma piscina depende de vários fatores, tais como o número de utilizadores que fazem uso dela e a estação do ano em que se encontra. Saiba com que frequência deve ser feita a manutenção da piscina.

A manutenção de piscinas segundo a época do ano

A manutenção de piscinas está intimamente ligada à estação do ano em que se encontra: no caso do inverno é necessário fazer a manutenção da piscina uma vez por semana, ao passo que no verão é preciso que a manutenção da piscina seja realizada duas vezes por semana.

Isto acontece devido ao uso que se faz da piscina. É natural que no verão exista uma maior frequência de uso quando comparado com o inverno, pois o tempo está mais convidativo e as pessoas encontram-se mais predispostas a divertirem-se dentro de água, o que também origina o aumento da frequência de manutenção de uma piscina.

O número de pessoas que frequenta uma piscina também interfere com a sua frequência de manutenção. Com o tempo mais quente do verão, as pessoas convidam os amigos e familiares para irem lá a casa a banhos e isso afeta diretamente o número de vezes que precisa de limpar e cuidar da manutenção da sua piscina.

A importância da manutenção de piscinas no inverno

Não deve descurar nunca a importância da manutenção das piscinas no inverno que permite evitar o aparecimento de estragos e desgaste no respetivo equipamento.

A falta de manutenção durante o inverno leva a que, devido à sujidade da água, também seja usada uma maior dose de produtos químicos. Esta limpeza agressiva provoca corrosão nas tubagens e revestimentos da piscina.

Além disso, é de realçar que quando os químicos são usados em excesso, acabam por diminuir a qualidade da água e podem torná-la agressiva para a saúde dos utilizadores da piscina, nomeadamente a nível da pele e olhos.

A importância da manutenção de piscinas no verão

Esvaziar as piscinas na altura do calor para uma limpeza mais profunda é um erro que pode causar danos no revestimento da piscina e na sua própria estrutura. As oscilações de pressão e de temperatura provocam, também, um maior desgaste na piscina.

Como já referimos, durante os meses de verão, a limpeza das piscinas deve ser mais frequente. Principalmente em piscinas de uso coletivo, onde o controlo do cloro residual livre deve ser muito rigoroso para manter a piscina transparente e evitar a transmissão de doenças entre os utilizadores da piscina. O nível aconselhado vária entre os 0.5 e 2 ppm.

A qualidade dos filtros na manutenção de piscinas

Outro fator a ter em atenção é a qualidade dos filtros e o seu ciclo de vida. É importante que os filtros trabalhem em boas condições e que a água seja filtrada no mínimo uma vez por dia.

O segredo para conseguir uma água com excelente qualidade é a capacidade e qualidade da filtração. Os filtros e a bomba são responsáveis por 80% do tratamento físico das piscinas. Pelos filtros de areia passa a água da piscina deixando as impurezas retidas nos grãos de areia dos filtros. Por esses motivos a manutenção dos filtros é fundamental para o bom funcionamento da sua piscina.

A manutenção dos filtros das piscinas

É comum encontrar piscinas instaladas em condomínios ou em moradias onde os filtros não são capazes de remover a sujidade da água. Isto acontece por várias razões, nomeadamente pela má qualidade do equipamento, pelo prazo de vida útil que foi ultrapassado ou pelo tempo insuficiente que o equipamento permaneceu em funcionamento.

Uma má manutenção do filtro degrada mais rapidamente a areia, pelo que aconselhamos a limpeza regular dos filtros: uma vez por mês na época de inverno e uma vez por semana no período de verão, ou seja, de maior utilização da piscina.

Em águas muito calcárias é importante que, pelo menos, uma vez por ano efetue uma descalcificação.

A Dreampools oferece um serviço de manutenção de piscinas de alta qualidade e garantia, baseado na nossa longa experiência e tendo como finalidade a satisfação dos seus clientes. Saiba como tratar eficazmente da sua piscina, peça-nos um orçamento sem compromisso. Ligue através do +351 917 279 784 ou envio um email para o geral@dreampools.pt.